Ansiedade

Ansiedade é uma reação natural do corpo quando encontramos algo novo e nos prepara para uma situação de perigo, uma prova, uma apresentação, um encontro. Em nível adequado, ela nos ajuda a enfrentar e a nos preparar para situações que fogem do cotidiano, aumenta nossa concentração e auxilia em processos pessoais e profissionais.

Enquanto estamos ansiosos, o cérebro libera uma quantidade grande de substancias; noradrenalina, adrenalina e cortisol, que quando levados aos músculos, aumenta nossa capacidade de luta ou fuga.O problema acontece quando não estamos em situação de perigo ou preocupação e o corpo libera essas substancias de maneira errônea e exagerada, sentimos então taquicardia, aumento da pressão arterial, agitação e alguns sintomas psicológicos podem surgir, como angústia, medo, tensão e até mesmo sensação de morte eminente.

Com o excesso de informações e o aumento da demanda de trabalho, podemos nos sentir ansiosos e agitados várias vezes por dia sem nem mesmo ter um motivo específico, temos então uma situação de sentimentos fora do comum e de forma atrapalhada, que pode interferir gravemente em nosso cotidiano.

A ansiedade como um transtorno

Atualmente existem problemas ou dificuldades psicológicas que derivam do mesmo mal, o excesso de ansiedade.Algumas doenças físicas também podem estar relacionadas a esse mal, como doenças de pele e estomago, por exemplo.

O distúrbio está relacionado ao funcionamento do organismo e às experiências de vida e genética, o paciente então pode apresentar sintomas de forma tão intensa que se sentirá imobilizado e pode começar a evitar situações. Nesse caso a ajuda de um psicólogo se torna fundamental para o manejo das sensações e sentimentos, e no entendimento das situações que aliviam ou aumentam a ansiedade.

Alguns transtornos descritos na Classificação Internacional de Doenças (CID -10) podem estar intimamente ligados à ansiedade:

• Transtorno de Ansiedade Generalizada
  • Síndrome do Pânico
  • Estresse Pós Traumático
  • Fobia social ou fobia simples
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Se tratando questões psicológicas, pode ser difícil identificar os sintomas em que o paciente merece atenção especial, já que a intensidade das emoções é algo subjetivo e varia de pessoa para pessoa, sendo algo difícil de ser explicado e quantificado.

Por isso é preciso, com ajuda de amigos e familiares, prestar atenção ao surgimento de limitações no dia a dia que possam estar ligadas a ansiedade e procurar perceber quando os sentimentos começam a sair do controle.

Sintomas que merecem atenção

Para ser caracterizado um transtorno de ansiedadealguns sintomas precisam existir de forma constante, ao ponto de causar prejuízos físicos e no âmbito social do individuo.

A sensação de perigo eminente em diversas situações do cotidiano pode afetar e aumentar diretamente a ansiedade, o apetite excessivo ou falta dele também pode indicar um quadro ansioso. Tensão muscular, medos irracionais, inquietação, suor frio, muito ou pouco sono e pensamentos obsessivos são sintomas que precisam de atenção quando nos referimentos aos Transtornos de ansiedade.

A preocupação excessiva também pode indicar um quadro de ansiedade, ela é uma fonte direta de dores de cabeça, dores de estomago, agitação e stress, podendo inclusive afetar o sistema imunológico e acarretar outras doenças relacionadas ao transtorno.

Diagnóstico e prognóstico

O diagnostico de uma patologia mental precisar sempre ser feita por um profissional da área da saúde e que possa ao menos encaminhar. Psiquiatras e psicólogos tem um papel fundamental em perceber os sintomas e cuidar, seja por medicamentos ou em forma de psicoterapia, de forma assertiva a afim de que o paciente retome as atividades e tenha uma melhor qualidade de vida.

O reconhecimento dos sintomas em sua forma inicial é de extrema importância para minimizar os efeitos sociais e físicos que o transtorno pode causar.Normalmente com o inicio do tratamento, os sintomas começam a diminuir. A psicoterapia colaborativa baseada na relação entre um indivíduo e o psicólogo trazem melhoras significativas ao paciente.

Algumas outras medidas de prevenção e melhora dos sintomas também são de grande eficácia, como a boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos.