Vício

Vício

O vício é caracterizado por uma dependência física e psicológica em uma substância ou comportamento compulsivo. Esse vício acaba comprometendo a vida pessoal, familiar, profissional e financeira do indivíduo. Além disso, a sua recuperação é um processo longo e difícil, que requer muita força de vontade e apoio das outras pessoas.

 

Essa doença está ligada ao Sistema de Recompensa do Cérebro, que age aumentando a liberação de neurotransmissores, como a dopamina. Essa substância é responsável por causar sensações de prazer e bem-estar, o que torna o vício uma atividade ainda mais atrativa. Com isso, a pessoa viciada fica cada vez mais dependente, podendo perder o controle sobre a sua compulsão.

 

O vício é uma procura do indivíduo para preencher uma necessidade que não estava conseguindo preencher de outra forma, como um alívio para dor, sensação de estar vivo e prazer. Muitas vezes, o vício é resultado de um trauma e adversidades na infância. Esses eventos afetam profundamente o desenvolvimento da criança e, quando não recebem o tratamento adequado, acabam se tornando adultos viciados.

 

Tipos de vício

São inúmeros os vícios que existem no mundo. De forma geral, qualquer comportamento ou substância em excesso pode se tornar um vício e apresentar graves consequências para a vida da pessoa. O tipo mais comum é aquele em substâncias químicas, que leva à tolerância, dependência e abstinência.

 

O vício em substâncias químicas, como drogas, cigarro e bebidas alcoólicas, além de causar um prejuízo na área profissional, social e familiar, causa também graves problemas à saúde do indivíduo. A dependência química resulta em sérios danos físicos e mentais da pessoa, podendo levar à morte.

 

Existem também os processos comportamentais que podem se tornar um vício, como pornografia, sexo, jogos, compulsão alimentar, trabalho, academia, entre diversos outros. Toda atividade que causa um prazer ou alívio imediato em excesso, pode se tornar um vício.

 

Quando um hábito se torna um vício?

O hábito é uma rotina de comportamento que todos nós temos. Esses hábitos podem ser bons, como acordar cedo e ir para a academia. Enquanto outros podem ser ruins, como comer alimentos industrializados.

 

Quando esses hábitos começam a sair do controle e se tornam uma compulsão, eles podem se tornar um vício. A pessoa que está viciada se sente tão dependente de determinada substância ou comportamento que é incapaz de parar, podendo passar por sintomas de abstinência.

 

Sintomas do Vício

Algumas das características principais do vício são a ausência de controle, preocupação constante e desejo incontrolável de saciar a sua vontade. Os sintomas do vício podem variar de acordo com a substância ou comportamento do indivíduo. No entanto, alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • Alterações no humor;
  • Aumento ou diminuição no apetite;
  • Agitação e inquietação;
  • Ansiedade;
  • Compulsão.
  • Depressão;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sentimento de impotência;
  • Obsessão.

 

Diagnóstico

Em geral, os vícios são associados a substâncias químicas como álcool, medicamentos e drogas. Porém, o vício pode estar relacionado a dinheiro, comida, internet e muitas outras situações. Qualquer comportamento compulsivo e extremo pode causar uma dependência no indivíduo.

 

Infelizmente, grande parte das pessoas que sofrem com algum tipo de vício não procuram ajuda por vergonha ou por não entenderem que existe um problema. Por estar ligado a certos prazeres da vida, por muitas vezes o vício é banalizado e não é tratado como deveria ser.

 

O primeiro passo para viver livre do vício é reconhecer que o problema está atrapalhando e interferindo na sua vida. Uma vez que o paciente toma conhecimento disso, existem diversos tratamentos que podem ser utilizados para a sua melhora. O diagnóstico é feito por um médico ou psicólogo e o tratamento é realizado de acordo com a gravidade e o tipo de vício.

Conheça os Profissionais

São vários psicólogos(as) que atendem em diversas áreas. Encontre aquele que mais atenda as suas necessidades e chame para uma conversa.

Conhecer os Psicólogos